quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Prega a Palavra!

"(...) prega a Palavra, prepara-te a tempo e fora de tempo (...)" II Timõteo 4:2
A primeira parte do verso diz: "prega a Palavra", esta é uma ordem, é nosso dever pregar, mas antes de atentar a esta ordem, é preciso observar a palavra seguinte: "prepara-te", esta é outra ordem. É preciso estar preparado para pregar a Palavra. Esta pregação da qual Paulo fala, não é pregação de púlpito, e sim o "falar de Cristo". Precisamos estar armados com a Palavra, afiados de língua para falarmos a coisa certa no momento oportuno. Para isso, não é preciso andar com sermões prontos nos bolsos, Davi disse "Guardo a Tua palavra no meu coração para não pecar contra Ti" (Sl 119:11), o que precisamos, é conhecer e estudar a Palavra. Deus é tão bom que permite que mesmo sendo tão ignorantes de Palavra, possamos transmití-la, mas ainda assim, é preciso deixar a preguiça de lado e estudá-la. Como alguém pode pregar sobre algo que não conhece?
O que Paulo quer dizer com "a tempo e fora do tempo"?! Que o cristão não deve ser cômodo e passivo, incômodo e ativo. É muito cômodo ir para a facul, sentar, bater um papo e sair como se fosse mais um. O incômodo é começar a falar Jesus Cristo o todo tempo. Esse falar de Cristo não deve ser algo forçado do tipo: "droga, tá na hora de falar de Jesus", mas algo natural, espontâneo. Essa naturalidade é fruto de intimidade com Deus. Quando temos intimidade com Deus Ele passa a viver completamente em nós, de modo que tudo o que sai de nós está relacionado a Ele!
Não há receita, somente aqueles que conhecem Jesus são capazes de falar Dele sem sentir-se contrangidos e para conhecê-lo é preciso ter a Palavra como livro de cabeceira e orar.
Oro para que juntos cheguemos a ficar tão cheios de Cristo a ponto de transbordá-LO, seja pelo falar, pelo brilho, pelo agir, pelo vestir, pelo perfume, o perfume de Cristo que atrai.





Nenhum comentário:

Postar um comentário